Dicas

Informações básicas e dicas


TECIDOS

Existem vários tipos de tecidos para o bordado em Ponto Cruz. O mais usado é o etamine, que é o indicado para quem está aprendendo a bordar, pois os fios formam blocos (quadradinhos) bem definidos, que facilitam a contagem dos pontos. Cada ponto é feito sobre um quadradinho. 
Tecido etamine e etamine micro para bordados delicados
Outros tecidos que podem ser usados são:
Cânhamo - Que tem trama bem fechada, com variações na espessura do fio. É indicado para motivos mais elaborados e cada ponto é feito sobre dois fios na horizontal e dois na vertical.

Tecido de sacaria - Era o preferido das nossas avós fazer panos de prato. Antes de bordar, alguns fios eram desfiados para direcionar as carreiras de pontos. Mas ainda hoje é bastante usado para peças de cozinha, só que os bordados são feitos em barras de etamine, aplicadas depois de prontas.

Linho - Exige muita habilidade, já que a trama é mais fechada que a do cânhamo, é ideal para trabalhos finos. Os pontos, trabalhados com apenas um fio de linha na agulha, enlaçam dois fios na horizontal e dois na vertical, resultando num bordado com aparência de pintura.

Agulhas números 22, 24 e 26
     
  AGULHAS
As agulhas próprias para bordar o Ponto Cruz não tem pontas, por isso não há risco de se espetar.
São recomendadas as de nº 22, 24 e 26. Fique atenta para não utilizar agulhas muito grossas para tecidos com tramas pequenas.

LINHAS e ORGANIZAÇÃO
Você pode optar por linhas de algodão Mouliné Anchor, DMC, Maxi ou semelhantes, que vêm em meadas com seis fios. Dependendo da trama do tecido, você utilizará apenas um fio, dois, três ou até os seis. Normalmente, usam-se dois fios para uma trama de seis ou mais pontos por centímetros.
Para organizar as linhas é simples, basta utilizar
 caixas plásticas próprias para organizar as meadas, encontradas em armarinhos. Desfie as linhas e enrole-as nas plaquetas, com identificação dos números das cores para facilitar seu trabalho.

GRÁFICOS
Cada quadrinho corresponde a um ponto. As cores costumam ser indicadas por símbolos ou números.